quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Preparar o Parto

Fala-se tanto de preparar o parto, mas o que significa isso realmente?

Ao longo do tempo o poder sobre o trabalho de parto e parto passou da mulher que dá à luz, para os profissioais de saúde. A mulher da espécie humana ocidentalizada quase perdeu a sua capacidade para parir, deixando que outros se encarreguassem disso.
Felizmente, muitas mulheres reclamam nos dias de hoje, esse conhecimento, capacidade e poder de volta para si e a sociedade começa a dar sinais de estar preparada para esse "regresso às origens", mas agora com todo o suporte técnico pronto a intervir, mas apenas se for necessário.
Todas as mulheres têm a capacidade para ter um parto normal, apenas precisam estar atentas ao seu corpo durante a gravidez e parto, conhecer o seu corpo, os ossos, os músculos que intervêm no trabalho de parto; os exercícios, movimentos, posturas que facilitam o correcto posicionamento e progressão do bebé pelo canal de parto. A maioria de nós não têm noção de como é constituída a bacia, de onde o bebé se encontra em relação aos ossos da bacia e de qual o trajecto que ele tem de percorrer durante o nascimento; muito menos têm conhecimentos de todas as ferramentas que estao ao alcance da mulher para ser a principal activadora e responsável por um parto bem sucedido e gratificante.

Procurem um curso de preparação para o parto que vos dê estas ferramentas; peçam para assistir a uma aula, tentem perceber se é ali que vão adquirir as competências para viver o nascimento do vosso filho da forma que pretendem. Procurem até encontrar, porque já existem muitas enfermeiras e outros profissonais que vos podem proporcionar essa experiência.

Reivindiquem os vossos direitos para que a vossa vontade seja respeitada no bloco de partos, dentro do que é imprescindível de intervenções técnicas. Sintam que estão a tomar o controlo da situação, e que os profissionais estão lá para vos apoiar e não para vos substituir!

Sem comentários:

Enviar um comentário