sábado, 12 de fevereiro de 2011

Prevenir a incontinência urinária

A pressão exercida pelo útero sobre os músculos do pavimento pélvico durante a gravidez e no momento do parto, pode provocar a sua laxidão quer a curto, quer a médio prazo, o que leva a sintomas de incontinência urinária e em casos mais graves a incontinência fecal.
O pavimento pélvico é um conjunto de músculos fixos aos vários ossos que constituem a bacia e dispostos em várias camadas e cuja função é manter os órgãos pélvicos em posição.
Existem exercícios simples que pode fazer durante e após a gravidez, que são eficazes na prevenção e recuperação da incontinência urinária.
Idealmente deveriam ser feitos por todas as mulheres ao longo da sua vida.
Para os conhecer, imagine que tem muita vontade de urinar mas não pode e contrai-se para evitar que a urina saia; agora imagine que tem colocado um tampão e que está com a sensação de que ele está a escorregar para fora da vagina e contrai-se para que isso não aconteça; agora imagine que tem muita vontade de evacuar mas não pode e contrai-se. Os músculos que utilizou são os mesmos que vai utilizar para fazer o exercício:
Sentada, em pé ou deitada de costas com as pernas flectidas,
- contraia este conjunto de músculos até ao máximo que for capaz e em seguida relaxa lentamente, reita 10 vezes;

- Contraia este conjunto de músculos até ao máximo que for capaz e mantenha a contracção no máximo durante 10 segundos e em seguida relaxe lentamente, repita 10 vezes

- Contraia este conjunto de músculos até ao máximo que for capaz e mantenha a contracção no máximo,e ao expirar forçe ainda mais a intensidade da contracção em três tempos contraindo ao mesmo tempo o músculo abdominal, como que a encolher a barriga, repita 3 vezes.

Repita o exercício 2 vezes por dia, 3 dias por semana, se não tiver sintomas de incontinência e 3 vezes por dia, 5 dias por semana se tiver sintomas.
Tenha em conta que das primeiras vezes poderá ter dificuldade em sentir a contracção ou aguentar os 10 segundos, mas ao fim de alguns dias ou semanas começará a aperceber-se dos resultados.
Tenha em atenção que apenas os músculos do pavimento pélvido deverão estar envolvidos, evite contrair as nádegas e as coxas.
Ter consciência de como se contrai e relaxa este conjunto de músculos permitir-lhe-á também durante o parto ajudar no nascimento do seu filho.
Bom treino!

1 comentário:

  1. Verdade!
    Ainda não sou mãe mas tenho formação em PILATEs... e é tão simples trabalhar estes musculos! Até sentadinha no sofá a ver a Novela :)

    Continua Sandra!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar