segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A importância de amamentar

Então e porque é importante amamentar?
Acredito que nas sociedades modernas, as mulheres que amamentam fazem-no porque consideram que isso é muito importante para elas e para os seus bebés.

O leite materno tem os nutrientes perfeitos (ou seja, ele é produzido exclusivamente para o seu bebé, de acordo com a idade e a hora do dia, contendo todos os nutriente na exacta quantidade e concentração que o bebé precisa).

Os anticorpos presentes no leite materno são os que correspondem "às doenças" com as quais a mãe contactou durante a sua vida; Por exemplo: A mãe que está a amamentar e se constipou recentemente ou ainda está constipada, passa ao seu bebé os anticorpos que produziu contra o microrganismo responsável pela constipação (ou seja, está a proteger o seu bebé de a contrair ou de a contrair severamente. Não é fantástico?!

Razões de ordem social e económica podem ser também enumeradas. O leite materno é económico, está sempre disponível e à temperatura ideal, poupando tempo, dinheiro e complicações logísticas na hora de sair de casa.

O leite materno é melhor digerido contribuindo para uma menor frequência e duração dos episódios de cólicas. Os nutrientes que também estão presentes na fórmula para bebé, são muito melhor absorvidos a partir do leite materno (o que quer dizer que os nutrientes do leite materno são melhor aproveitados, por exemplo, grande parte do ferro presente na fórmula é desperdiçado pelo organismo, ao contrário do contido no leite materno, que é todo aproveitado). (ref. Manual de Aconselhamento em Amamentação, 1997).

Saiba mais sobre os benefícios do leite materno em breve aqui, no agorasomos3sandravilela

3 comentários:

  1. Acredito que não há nada melhor do que o leite materno. No entanto, o meu filho desenvolveu cólicas apesar de estar a ser amamentado. Parece ser um fenómeno normal. Continuei a amamentar e passei a dar-lhe também as gotas aero om, hoje é um menino saudável e sem cólicas.

    ResponderEliminar
  2. As cólicas são efectivamente um fenómeno normal e multifactorial. A maturação do intestino, a deslocação de ar através dele, a progressão das fezes... podem causar desconforto ao qual uns serão mais sensiveis que outros. Outras das causas podem ser engolir muito ar enquanto se alimenta, não conseguir eructar bem ou mesmo um excesso de estimulação emocional (stress). O leite materno e a massagem, em particular o protocolo das cólicas, que é um conjunto de movimentos específicos, podem ajudar a reduzir a sua duração e frequência; mas cada família encontra um conjunto de estratégias adequado ao seu bebé, que pode passar, como no caso da Margarida, por adicionar um dos muitos produtos existentes no mercado para a redução das cólicas. Alguns dos que as mães dizem fazer melhor efeito são o colimil, o bio-gaia, o gripewater, o aero-om e mesmo o xarope de maçã reineta. Com todos estes é necessário ter atenção ao grupo etário a que se destinam e aos conselhos do Pediatra ou enfermeira de saúde infantil que seguem o bebé. Bons sonos :)

    ResponderEliminar
  3. Outra vantagem da amamentação é o facto de favorercer o desenvolvimento do palato, arcada e linhas faciais do seu bebé; uma vez que o bebé necessita de abrir bem a boca ao realizar uma pega correcta. E ao fazê-lo está a estimular o movimento do condilo!
    Por outro lado, a amamentação é também um acto escológico, isto porque poupa-se em tetinas, em vidro do biberão, etc. Logo, vai haver menos resíduos, menos poluição e menos consumo de energia!
    Sem contar que a amamentação favorece o desenvolvimento do vínculo mãe-bebé!
    Felicidades! :)
    Susana Alpalhão

    ResponderEliminar