segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Saber mais... amamentação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF recomendam o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida. Isto significa que todos os bebés deveriam receber apenas leite materno (e nada mais, nem mesmo água) desde o nascimento até ao 6.º mês!
Muitas mães não chegam a iniciar a amamentação ou fazem o desmame precocemente; Pensa-se que algumas das razões para que isso suceda são: O não acreditar que se tem leite suficiente; Ter dificuldades em amamentar; Trabalhar fora de casa; falta de apoio; receber conselhos que não são de apoio à amamentação no serviços de saúde (ref. Manual de Aconselhamento em Amamentação, 1997).

Diria eu que, para se falar tanto hoje em dia em Amamentação é porque realmente é importante mas também porque existem sérias dificuldades em cumprir esta meta estabelecida pela OMS e UNICEF!

A verdade é que a maioria das mulheres que amamentaram têm consciência de que não é uma tarefa fácil, que exige sobretudo motivação, mas também conhecimentos, dedicação, tempo e persistência quando surgem dificuldades!

Sem comentários:

Enviar um comentário