Então e porque é importante amamentar?
Acredito que nas sociedades modernas, as mulheres que amamentam fazem-no porque consideram que isso é muito importante para elas e para os seus bebés.
O leite materno tem os nutrientes perfeitos (ou seja, ele é produzido exclusivamente para o seu bebé, de acordo com a idade e a hora do dia, contendo todos os nutriente na exacta quantidade e concentração que o bebé precisa).
Os anticorpos presentes no leite materno são os que correspondem "às doenças" com as quais a mãe contactou durante a sua vida; Por exemplo: A mãe que está a amamentar e se constipou recentemente ou ainda está constipada, passa ao seu bebé os anticorpos que produziu contra o microrganismo responsável pela constipação (ou seja, está a proteger o seu bebé de a contrair ou de a contrair severamente. Não é fantástico?!
Razões de ordem social e económica podem ser também enumeradas. O leite materno é económico, está sempre disponível e à temperatura ideal, poupando tempo, dinheiro e complicações logísticas na hora de sair de casa.
O leite materno é melhor digerido contribuindo para uma menor frequência e duração dos episódios de cólicas. Os nutrientes que também estão presentes na fórmula para bebé, são muito melhor absorvidos a partir do leite materno (o que quer dizer que os nutrientes do leite materno são melhor aproveitados, por exemplo, grande parte do ferro presente na fórmula é desperdiçado pelo organismo, ao contrário do contido no leite materno, que é todo aproveitado). (ref. Manual de Aconselhamento em Amamentação, 1997).
Saiba mais sobre os benefícios do leite materno em breve aqui, no agorasomos3sandravilela